Panorama internacional

Primeira-ministra dinamarquesa é atacada em Copenhague

Um homem atacou a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, em Copenhague na noite desta sexta-feira (7). O suspeito foi preso.
Sputnik
"A primeira-ministra Mette Frederiksen foi espancada na noite desta sexta-feira na [praça] Kultorvet em Copenhague por um homem que foi posteriormente preso. A primeira-ministra ficou 'chocada' com o incidente", informou o gabinete de Frederiksen.
O chefe do Conselho Europeu, Charles Michel, condenou o ataque em sua conta na rede social X, chamando o ato de "covarde agressão".
O suspeito foi preso após o ataque no centro de Copenhague. Até o momento da reportagem, ainda não estava claro se a primeira-ministra foi ferida pelo agressor. Segundo a polícia, o incidente ocorreu em Kultorvet, uma praça no centro da cidade.
"Fizemos uma prisão relacionada ao caso, agora estamos investigando. Atualmente não temos mais comentários ou observações sobre o assunto", disse a polícia no X.
Panorama internacional
Enfraquecidos, Macron e Scholz lideram uma Europa em 'estagnação econômica', apontam analistas
Lideranças dinamarquesas e europeias condenaram o ataque. Pelle Dragsted, porta-voz da oposição Aliança Vermelha e Verde, condenou o ataque como "terrível e completamente inaceitável". Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia e principal candidata do Partido Popular Europeu de centro-direita nas eleições da União Europeia, desejou à primeira-ministra "força e coragem".
"Condeno este ato desprezível que vai contra tudo o que acreditamos e pelo que lutamos na Europa", disse von der Leyen.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar