De acordo com o relatório dos pesquisadores da Iniciativa de Transparência Marítima da Ásia (AMTI, na sigla em inglês), o país está "preparando terreno" para um ano recorde de construção de ilhas.
Desde novembro de 2023, quando a AMTI publicou o seu último relatório, o Vietnã criou 280 hectares de terra, em comparação a 163 hectares criados nos primeiros 11 meses de 2023 e 140 hectares em 2022, disse a iniciativa.
"A escala da atividade vietnamita também pode ser vista olhando para os maiores postos avançados nas ilhas Spratly por área terrestre. Embora os 'três grandes postos' avançados da China [recifes Mischief, Subi e Fiery Cross] continuem a ser os maiores, os próximos quatro maiores postos avançados são todos recifes vietnamitas recentemente expandidos", afirma o documento.
Junto ao aterro acelerado, o Vietnã iniciou a construção preliminar de algumas novas instalações nos seus postos avançados, desenvolvendo algumas notáveis, as quais incluem a conclusão de uma rampa para barcos na ilha Namyit e a construção de um novo porto no Recife Central, relatam os pesquisadores.
O mar do Sul da China é uma das vias navegáveis mais disputadas do mundo, por onde passam mais de US$ 3 bilhões (R$ 15,8 bilhões) em comércio todos os anos. China, Brunei, Malásia, Filipinas, Taiwan e Vietnã apresentaram reivindicações concorrentes por algumas ou todas as ilhas Spratly.
A atividade vietnamita suscitou receios de que a área esteja se tornando um ponto de conflito que poderá ter consequências graves nos assuntos globais, analisou a Reuters.