Durante a conversa, ambos manifestaram o interesse em aprofundar ainda mais o desenvolvimento bem-sucedido da parceria estratégia entre os países em todas as principais áreas.
Ainda de acordo com o Kremlin, Lula também manifestou o desejo em contribuir na procura de opções para uma resolução pacífica para o conflito na Ucrânia, o que se reflete na conhecida iniciativa conjunta do Brasil e da China nesse quesito.
"O presidente russo, Vladimir Putin, conversou por telefone com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente brasileiro manifestou seu desejo de contribuir na busca de opções para uma resolução pacífica do conflito na Ucrânia, o que se reflete na […] conhecida iniciativa conjunta do Brasil e da China nesse sentido", informa o comunicado.
Durante a conversa, Putin descreveu as abordagens de princípios do lado russo "em relação à próxima chamada conferência de paz na Suíça", segundo o Kremlin.
Além disso, ambos concordaram em continuar com a estreita relação entre as nações, levando em consideração a presidência da Rússia no BRICS e do Brasil no G20 neste ano.
"As partes manifestaram interesse mútuo em aprofundar ainda mais o desenvolvimento bem-sucedido da parceria estratégica entre a Rússia e o Brasil em todas as áreas principais. Foi acordado, em particular, continuar a cooperação estreita entre os dois países, tendo em conta a presidência da Rússia no BRICS e a presidência do Brasil no G20 neste ano", completou o Kremlin.
Na ligação, Putin expressou solidariedade com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, no Sul brasileiro, que vivem cenário de desalojamento e mortes provocadas pelas chuvas.
Segundo nota emitida pelo Itamaraty, os presidentes também discutiram a recém-concluída viagem do vice-presidente Geraldo Alckmin à China para participar da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação.
"Registraram, ainda, a presença do ministro Mauro Vieira na reunião em curso, na Rússia, de ministros das Relações Exteriores do BRICS", finaliza o comunicado.