Panorama internacional

China testa, com sucesso, sistema de propulsão de foguete e avança em projeto lunar

O governo chinês avançou no projeto de missão tripulada à Lua nesta sexta-feira (14), após testar com sucesso o sistema de propulsão do foguete lunar chamado Long March 10, segundo reportagem do jornal chinês Global Times.
Sputnik
A Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC, em inglês) informou ao site que essa foi a primeira prova em larga escala em solo de todo o sistema.
"O motor operou de maneira estável, foi desligado no momento adequado e todos os parâmetros estavam normais, de acordo", garantiu a CASC ao jornal.
O foguete da série Long March 10 foi projetado para lançar espaçonaves e fazer pousos na Lua para a missão tripulada planejada pelo governo chinês até 2030.
Panorama internacional
Rússia aprova projeto de lei para criação de estação lunar conjunta com a China
No início de junho, o módulo de pouso da sonda da China alunissou com sucesso em território lunar. A sonda Chang'e-6 da China decolou da superfície lunar carregando amostras coletadas do lado oculto da Lua.

Parceria entre Rússia e China na Lua

A Rússia e a China deram início à "expansão" conjunta em direção à Lua a partir de 2036. A Estação Internacional de Pesquisa Lunar está prevista para ser implantada em duas etapas entre 2025 e 2035, quando deve ter início a operação.
A estação incluirá os módulos científico, de energia, de decolagem e pouso, orbital e experimental, bem como o centro de comando, satélite transmissor, estação de telecomunicações e os módulos de verificação e observação de tecnologia.
Em 2023, a Rússia iniciou o desenvolvimento do reator nuclear que pretende enviar à Lua entre 2033 e 2035 para a estação de pesquisa conjunta com a China.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar