"Um negócio não fica de pé se não houver exportação, e isto é muito interessante para o país: ter uma empresa que gera riqueza através do desenvolvimento tecnológico", enfatiza.
Como é um drone de guerra?
Quantas empresas de defesa existem no Brasil?
"Você precisa ter base industrial e tecnológica para prover os meios que as Forças Armadas precisam e também os suprimentos que elas precisam. É necessário munição, combustível, uma série de coisas sem as quais as tropas não funcionam. É o que ocorre hoje no conflito na Ucrânia, em que um país como a Rússia tem essa capacidade, enquanto os ucranianos não possuem e ficam quase totalmente dependentes de outros países para se defender. O Brasil também não possui essa capacidade, e teve um período que conseguiu, mas parou. Hoje está muito deficiente nesse aspecto", resume.
Como funciona o sistema de defesa do Brasil?
"O Brasil perdeu a empresa que era líder desse setor. Então existe esse problema. Não existe capacidade militar sem essa base industrial, só que o Brasil ainda não colocou isso em prática. As empresas que existem tiveram alguma ajuda, talvez, no início, mas elas ficam por conta própria. Elas têm que se virar sozinhas basicamente", alegou.