O ministro das Relações Exteriores da Turquia cancelou sua participação em uma discussão na cúpula sobre a Ucrânia na Suíça devido a um convite de Israel e de uma delegação cipriota grega, disse uma fonte diplomática em Ancara à Sputnik.
"Esperava-se que Hakan Fidan, ministro das Relações Exteriores, moderasse uma discussão sobre segurança alimentar junto com o ministro das Relações Exteriores do Quênia, mas um dia antes da cúpula soube-se que Israel e a administração cipriota grega do sul do Chipre também haviam sido convidados", contou ela.
De acordo com a fonte, Fidan deixou a sala de reuniões imediatamente após discursar na sessão principal da cúpula.
"Ele não ouviu os oradores que falaram depois dele e não participou de outras atividades naquela noite. O ministro Fidan também cancelou sua participação na discussão que ele deveria comoderar no domingo [16 de junho] e regressou imediatamente para a Turquia", explicou a fonte.
A Suíça organizou a conferência sobre a Ucrânia no resort Burgenstock, nos arredores de Lucerna, que decorreu em 15 e 16 de junho. Representantes de mais de 90 países e várias organizações participaram do evento. A Rússia não foi convidada, embora seja uma das partes do conflito. A China, assim como outros países, optou por não participar, enquanto o Brasil, que evitou enviar representantes de alto escalão do governo, foi representado pela embaixadora Cláudia Fonseca Buzzi.