- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: alta de inflação e políticas protecionistas fazem o mundo rumar para 'guerras alimentares'

© Sputnik / Sergei PivovarovMáquinas colhem trigo na fazenda Demetra, no vilarejo de Bolshaya Neklinovka, região de Rostov, Rússia, foto publicada em 26 de julho de 2023
Máquinas colhem trigo na fazenda Demetra, no vilarejo de Bolshaya Neklinovka, região de Rostov, Rússia, foto publicada em 26 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2024
Nos siga no
As políticas protecionistas estão exacerbando a inflação e preocupam o futuro alimentar da maioria dos países, de acordo com um dos maiores traders de commodities agrícolas, a Olam Agri.
Segundo o Financial Times (FT), a Olam Agri, um dos maiores comerciantes mundiais de matérias-primas agrícolas com sede em Cingapura, afirmou que o mundo caminha para um cenário de "guerras alimentares", à medida que as tensões geopolíticas e as alterações climáticas empurram os países para conflitos devido à diminuição da oferta.
"Lutamos muitas guerras pelo petróleo. Lutaremos guerras maiores por comida e água", disse o presidente-executivo da Olam Agri, Sunny Verghese, durante a conferência de consumidores de Redburn Atlantic e Rothschild.
Segundo Verghese, as barreiras comerciais impostas pelos governos que procuram reforçar as reservas alimentares nacionais exacerbaram a inflação alimentar.
De acordo com a argumentação do presidente, os países mais ricos estavam acumulando excedentes de produtos estratégicos, levando a uma demanda exagerada e, por sua vez, a preços mais elevados. "Índia, China, todo mundo tem estoques de proteção", disse. "Isso só está agravando o problema global."
Transbordo de grãos no terminal de grãos no distrito de Krasnogvardeysky, na Crimeia, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 25.04.2024
Panorama internacional
Exportadores de grãos russos cogitam montar centro de grãos nos Emirados Árabes Unidos, diz oficial
Os preços dos alimentos começaram a subir na sequência da pandemia de COVID-19 e dispararam após o início da operação militar especial russa em resposta à agressão ucraniana em Donbass, à medida que algumas exportações de cereais e fertilizantes foram bloqueadas pelo conflito e pelas sanções ocidentais, o que aprofundou a insegurança alimentar nos países mais pobres.
Agora, em um cenário de crise climática, a produção agrícola a nível mundial foi afetada, fazendo com que os governos recorram cada vez mais a políticas protecionistas.
Ao abordar o impacto das alterações climáticas nos rendimentos globais, Verghese apelou à reunião de executivos da indústria de consumo, incluindo os chefes de grandes empresas como a Coca-Cola e a Associated British Foods, para "acordarem" e tomarem mais medidas em relação às alterações climáticas.
Ainda segundo a apuração, Verghese afirma que, enquanto o carbono for gratuito, a poluição seguirá indiscriminadamente, razão pela qual os governos deveriam cobrar um imposto sobre ele.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала