Panorama internacional

'Hoje o Ocidente roubou dinheiro da Rússia, amanhã do Brasil': analista russo explica desdolarização

Vitaly Naumkin, um acadêmico no Instituto de Estudos Orientais da Academia de Ciências da Rússia, mencionou as razões para os países realizarem a desdolarização.
Sputnik
O mundo está se apercebendo de que o dólar não só é tóxico, mas também perigoso, pois as reservas em dólar dos EUA implicam riscos excessivos, disse o chefe científico do Instituto de Estudos Orientais da Academia de Ciências da Rússia à Sputnik.
Vitaly Naumkin refere que muitos países da Maioria Global estão aderindo à desdolarização após o início da operação militar especial russa.
"Não é isso que mostram as tentativas do Ocidente de usar em seus interesses os ativos congelados da Rússia em ouro e moeda? Em termos jurídicos, isso é roubo flagrante", notou ele.
Panorama internacional
Desdolarização está em andamento por causa das políticas de Washington, diz candidata ao Senado
Naumkin referiu que uma das razões para a desdolarização é também a vontade de conduzir uma política interna e externa independente.
"Hoje o Ocidente roubou dinheiro da Rússia, e amanhã roubará da China, Turquia, Brasil e de qualquer um. Não é surpreendente que as reservas mundiais em dólares estejam se reduzindo", resumiu.
Ele defende a realização de transações em moedas nacionais, e não em "tóxicas". Como um dos resultados, o acadêmico mencionou que quase 90% das transações russo-chinesas ocorrem em yuans.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar