"Às 12:00, a participação era de 25,9%. Em 2022, no mesmo horário, era de 18,43%", disse o ministério em sua conta no X (anteriormente Twitter).
Os líderes dos principais partidos franceses votaram nos seus redutos eleitorais na manhã deste domingo, informou a emissora francesa BFMTV.
O líder do partido de extrema direita Reagrupamento Nacional (RN) da França, Jordan Bardella, votou em uma seção eleitoral na comuna de Garches, no departamento de Hauts-de-Seine, informou a emissora. Manuel Bompard, líder do partido de esquerda França Insubmissa, votou em Marselha, segundo a apuração.
A ex-candidata às eleições presidenciais francesas e líder da coalizão parlamentar do RN, Marine Le Pen, votou na comuna de Henin-Beaumont, informou um correspondente da da Sputnik.
O presidente francês Emmanuel Macron e sua esposa Brigitte compareceram à votação na cidade litorânea de Le Touquet, segundo a matéria.
Os eleitores fazem filas para votar em Paris, informou um correspondente da Sputnik, acrescentando que as seções eleitorais estão observando uma elevada atividade.
Cerca de 35% da população em França planeja votar no RN, 26% na Frente Popular e 19% na coligação de Macron, de acordo com uma sondagem do Instituto Francês de Opinião Pública realizada de 13 a 14 de junho.
O segundo turno será realizado no dia 7 de julho.