Após o desempenho no mínimo desajeitado e amplamente criticado de Joe Biden no debate presidencial da última semana contra o ex-presidente Donald Trump, uma onda de pânico dentro do Partido Democrata tomou corpo e as preocupações de que ele possa não estar apto o suficiente para a disputa ou um possível segundo mandato gerou apelos para que seus principais assessores o convencessem a renunciar.
De acordo com a Reuters, alguns democratas influentes apresentaram alternativas a Biden além de Harris, incluindo membros populares do gabinete e governadores democratas como Gavin Newsom da Califórnia, Gretchen Whitmer do Michigan e Josh Shapiro da Pensilvânia. Mas tentar contornar Harris é uma ilusão e seria quase impossível, disseram fontes à apuração sob condição de anonimato.
A vice-presidente Harris, 59 anos, seria a escolha mais indicada uma vez que ao assumir a disputa permaneceria com o dinheiro arrecadado pela campanha de Biden, herdando inclusive sua infraestrutura.
Em uma pesquisa da Reuters/Ipsos publicada na terça-feira (2), Harris estava um ponto percentual atrás de Trump, com 42% a 43%, uma diferença que estava bem dentro da margem de erro de 3,5% da pesquisa, um resultado estatisticamente tão forte quanto o de Biden.
Além disso, ela já foi avaliada para um cargo nacional e sobreviveu ao intenso escrutínio dos republicanos, segundo as fontes da Reuters.
A assessoria de Harris rejeitou qualquer conversa sobre uma chapa democrata que não inclua Biden e a vice-presidente, afirmando em comunicado que ela "espera cumprir um segundo mandato com o presidente Joe Biden".
A campanha de Biden acumulou 3.894 delegados após as primárias estaduais, deixando apenas algumas dezenas de delegados "não comprometidos" pendentes. No final deste mês, é esperado que Biden seja nomeado formalmente, antes da convenção de nomeação dos democratas, em agosto.
Ainda de acordo com a apuração, vários estrategistas democratas alegam que trocar a primeira vice-presidente mulher e negra por outro candidato levaria a uma reação negativa dos eleitores desses grupos, fundamentais para qualquer vitória.