Panorama internacional

Xi Jinping telefona a António Costa por presidência na UE, mas pede 'resistência' na OCX

O presidente da China, Xi Jinping, fez um telefonema de congratulações nesta quinta-feira (4) ao novo presidente do Conselho Europeu, António Costa, poucas horas antes das restrições da Comissão Europeia aos carros elétricos chineses entrarem em vigor.
Sputnik
Xi disse que "atribui grande importância ao desenvolvimento das relações China-UE", enquanto a Europa se prepara para medidas retaliatórias de Pequim e a possível abertura de uma nova frente na guerra tarifária do Ocidente.

"A China está comprometida em desenvolver a parceria estratégica abrangente China-UE. Pequim sempre considerou a Europa um polo importante na ordem multipolar", afirmou o presidente, citado pela Xinhua.

A política comercial do bloco europeu tem se tornado cada vez mais protecionista devido às preocupações de que o modelo de desenvolvimento focado na produção chinesa possa ameaçar seu mercado interno.
Nesta quinta-feira (4), entram em vigor as tarifas provisórias de importação de até 38% sobre veículos elétricos fabricados na China.
Caberá a Costa, ex-primeiro-ministro português, encontrar uma causa comum entre os 27 Estados-membros do conselho, enquanto eles hesitam sobre apoiar ou não a comissão nas tarifas de veículos elétricos em uma votação consultiva nas próximas semanas, após a forte rejeição de importantes marcas como BMW, Porsche e Volkswagen.
Panorama internacional
Guerra comercial: Alemanha bloqueia venda de turbinas à China; montadoras lutam para anular tarifas
Também nesta quinta-feira (4), na 24ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), o presidente chinês afirmou que os países-membros devem trabalhar juntos para resistir à "interferência externa" e apoiar-se firmemente.

"Diante dos riscos reais de pequenos quintais com cercas altas, devemos assegurar o direito ao desenvolvimento", disse Xi, citado pela televisão estatal chinesa CCTV, em Astana, no Cazaquistão, no âmbito do encontro.

O bloco de dez membros deve lidar com "diferenças internas" com paz, buscar pontos em comum e resolver dificuldades de cooperação, acrescentou Xi, enfatizando a necessidade de promover conjuntamente a inovação científica e tecnológica e de manter a estabilidade e a fluidez das cadeias industriais e de suprimentos.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar