"Espero que tenhamos a oportunidade de trocar opiniões sobre o fomento das relações bilaterais nesta situação, que não é fácil. E, claro, falar sobre as perspectivas de desenvolvimento da maior crise europeia, quero dizer, a questão ucraniana", disse o líder russo durante o encontro com Orbán em Moscou nesta sexta-feira (5).
O líder russo disse também que espera conhecer os detalhes do plano de Orbán de resolução da situação ucraniana.
"Você provavelmente sabe do meu discurso ante a liderança do Ministério das Relações Exteriores recentemente em Moscou. Lá foram descritas nossas posições sobre uma possível regularização pacífica. E, claro, estou pronto a discutir com você para falar sobre os detalhes. Espero que você me informe sobre sua posição, as posições dos parceiros europeus", disse Putin durante a conversa com o premiê da Hungria.
Por sua vez, Orbán indicou o que gostaria de discutir na reunião em Moscou com o líder russo.
"Gostaria de aproveitar esta oportunidade para discutir uma série de questões importantes com você. Gostaria de saber sua posição sobre questões importantes para a Europa", disse Orban.
O primeiro-ministro húngaro disse estar grato por Putin concordar em realizar a reunião "mesmo em condições tão difíceis".
"O número de países que podem falar com ambos os lados do conflito [na Ucrânia] está diminuindo rapidamente. Aparentemente, em breve a Hungria será o único país da Europa que pode falar com todos", acrescentou Orbán.
Anteriormente, Orbán havia dito que sua visita a Moscou seria a etapa seguinte da missão de paz na Ucrânia.