O premiê da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, parabenizou Pezeshkian por sua eleição, informou a agência de notícias estatal SPA, citada pela Reuters.
"Afirmo meu interesse em desenvolver e aprofundar as relações entre nossos países e povos e servir aos nossos interesses mútuos", disse MBS.
Em março de 2023, o Teerã e Riad assinaram um acordo histórico mediado pela China para restabelecer relações após anos de rivalidade regional.
Já o presidente chinês, Xi Jinping, declarou que está pronto para trabalhar com o presidente eleito, assim como aprofundar as relações bilaterais.
"Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações China-Irã e estou pronto para trabalhar em conjunto com o presidente para aprofundar a parceria estratégica abrangente", escreveu o líder do país asiático na sua mensagem de felicitações.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também Putin parabenizou Pezeshkian, expressando seu desejo de que a cooperação entre Rússia-Irã se desenvolva em todas as áreas.
"Espero que sua atividade como presidente contribua para uma maior expansão da cooperação bilateral construtiva em todas as áreas, em benefício de nossos povos amigos, no interesse de simplificar a segurança e a estabilidade regionais", disse Putin em uma mensagem publicada no site do Kremlin hoje (6).
Pezeshkian, que é ex-cirurgião cardíaco, falou à Sputnik na véspera das eleições sobre as principais prioridades da política externa do Irã: o reforço das relações com a Rússia e a China, a presença ativa do Irã no BRICS e na Organização para Cooperação de Xangai (OCX), a restauração do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) e o levantamento das sanções ocidentais.