Panorama internacional

Prioridade de Milei em visita ao Brasil é reunião com governador, não com Lula, diz Casa Rosada

Javier Milei em discurso durante a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC, na sigla em inglês) 2024, no National Harbor, em Oxon Hill, Maryland. EUA, 24 de fevereiro de 2024
Em uma coletiva de imprensa na Casa Rosada ontem (5), o porta-voz presidencial, Manuel Adorni, disse que a prioridade da agenda de Javier Milei no Brasil é o encontro com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.
Sputnik
Na coletiva, o porta-voz foi questionado por qual motivo, na primeira visita de Milei ao Brasil, não vai acontecer um encontro bilateral com Lula.
"Em princípio, porque o presidente vai ter como prioridade outras reuniões, como a que se encontrará com o governador de Santa Catarina e outra com empresários, o que é relevante para nós em virtude do desenvolvimento econômico do estado de Santa Catarina", afirmou Adorni, citado pelo jornal O Globo.
Neste sábado (6), o presidente argentino estará no Brasil para a CPAC, conferência de políticos conservadores que terá a presença de Jair Bolsonaro, em Balneário Camboriú.
Javier Milei e Jair Bolsonaro se cumprimentam durante visita do ex-presidente brasileiro
Notícias do Brasil
Milei descarta cúpula do Mercosul e confirma palestra em evento bolsonarista em Santa Catarina
De acordo com o governo de SC, Jorginho Mello convidou pessoalmente Milei, em sua posse no cargo, para visitar o estado e afirmou a ele que os vizinhos já fazem parte da realidade catarinense, em especial como turistas durante a temporada de verão.
"A Argentina é o único país que faz fronteira com o estado. Na área econômica, o país é o terceiro maior parceiro comercial de SC, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. O governador é um entusiasta do fortalecimento dessas parcerias comerciais nessa retomada econômica que vive a Argentina", informou a assessoria de comunicação do governo.
Além de não encontrar com Lula ou cumprir protocolos em Brasília, Milei rejeitou a ajuda do Itamaraty e vai contar com auxílio direto do governo catarinense, que vai oferecer dois carros e escolta policial ao chefe de Estado, escreve a mídia.
Notícias do Brasil
Ausência de Milei na reunião do Mercosul é 'lamentável', diz Itamaraty
A visita do argentino acontece em um momento bastante delicado nas relações Brasília e Buenos Aires, uma vez que os chefeds de Estado têm entrado em constantes trocas de farpas desde que o argentino chamou o petista de corrupto em sua campanha presidencial. Nesta semana, Milei chamou Lula de "dinossauro idiota".
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar