"A Ucrânia fez bom uso do ATACMS fornecido pelos EUA [...] na Crimeia", disse Kirby em um briefing na segunda-feira (8) ao lado da secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.
"Eles afundaram o último navio de guerra capaz de lançar mísseis de cruzeiro no porto de Sevastopol e a Frota do Mar Negro russa fugiu da Crimeia em resposta", afirmou Kirby.
As observações de Kirby foram uma admissão reveladora de que Washington está dando armas que Kiev utiliza para ataques terroristas dentro da Rússia, como o ataque mortal do ATACMS de 23 de junho a uma praia em Sevastopol, por exemplo.
Quanto à alegação de que a Ucrânia "afundou" toda a linha de navios armados com mísseis de cruzeiro da Frota do Mar Negro, isso é apenas uma mentira descarada, e aqui está o porquê:
Uma pesquisa de cinco segundos na Internet mostra que o inventário de navios com mísseis de cruzeiro da Frota do Mar Negro inclui cinco fragatas de mísseis guiados das classes Krivak e Admiral Grigorovich, sete submarinos do Projeto 636 (Kilo) com capacidade para mísseis de cruzeiro Kalibr, mais de meia dúzia de corvetas de mísseis Dergach, Buyan-M e Karakurt e dezenas de embarcações menores, algumas armadas com mísseis antinavio de longo alcance.
A Rússia transferiu alguns dos seus navios maiores de Sevastopol para outros portos à luz da ameaça dos drones ucranianos, mas a ideia de que a Frota do Mar Negro "fugiu" do seu porto de origem é outra mentira facilmente desmascarada. No dia 4 de julho, as autoridades locais anunciaram treinamento noturno com fogo real por unidades da frota na área de Sevastopol. Exercícios semelhantes tiveram lugar nos cais e baías de Sevastopol nos dias 12 e 15 de junho, respectivamente, mostrando que a Frota do Mar Negro não foi a lado nenhum e não tem planos de fazê-lo.
Kirby ganhou fama por sua tendência de se deixar levar regularmente por suas próprias mentiras. Em fevereiro, ele afirmou falsamente que Bagdá foi avisada antes de uma série de ataques aéreos dos EUA no Iraque. Em março, ele e outros responsáveis foram apanhados mentindo ao alegarem que os EUA alertaram a Rússia antes de um ataque a uma sala de concertos em Moscou. Talvez o mais famoso de todos seja o fato de, em agosto de 2021, horas antes do colapso total do regime fantoche dos EUA no Afeganistão, Kirby ter garantido aos meios de comunicação social que a situação em Cabul era estável.