Vital do Rêgo, que é o primeiro-vice-presidente do Senado Federal do Brasil, afirmou no fórum que na retomada da política externa brasileira durante o governo Lula "voltamos a priorizar as excelentes relações bilaterais que cultivamos por cada Estado-membro do BRICS".
"Acolhemos a ampliação que nos confere a oportunidade de ampliar apoio ao BRICS na arena internacional, como vetor de reforma e avanço de objetivos compartilhados e de cooperação [...]. O Brasil, senhoras e senhores, vê o BRICS como uma ferramenta indispensável para a reforma do sistema internacional, de modo a atribuir um protagonismo devido aos países em desenvolvimento, reformando e fortalecendo as instituições de governança global e tornando-as ainda mais aptas a enfrentar os grandes desafios do século XXI", disse o primeiro-vice-presidente.
Ao mesmo tempo, o representante declarou que há grande valorização da "[...] oportunidade de intercâmbio de boas práticas e o engajamento construtivo com os países-membros para o avanço de propósitos comuns. Nesse sentido, nós reiteramos o apoio brasileiro às iniciativas e propostas da presidência russa do BRICS", afirmou.
Vital do Rêgo também comentou que ocupando a presidência do G20, o Brasil está atribuindo um papel importante às atividades do chamado P20, que reúne as presidências dos parlamentos dos países das maiores economias do mundo.
"Recordo que o G20, neste ano, está focado nos seguintes temas propostos pelo Brasil: reforma das instituições globais, mudança do clima e desenvolvimento sustentável e inclusão social e combate à fome e à pobreza. Assim como o Brasil está de volta ao cenário internacional, o mundo tem voltado a depositar seu olhar no nosso país", complementou o representante.
Em seu discurso no fórum nesta quinta-feira (11), o presidente russo Vladimir Putin admitiu a possibilidade de criar futuramente uma estrutura parlamentar do BRICS, deixando claro que o grupo reflete os interesses tanto do Sul Global como do Leste Global.
Segundo Putin, o Fórum Parlamentar do BRICS reforça a legitimidade da organização e sua influência mundial enquanto os Estados-membros do BRICS enfrentam a resistência do "bilhão dourado" ocidental, que recorre à força e chantagem para manter sua posição dominante no mundo, disse o presidente, conforme noticiado.
O 10º Fórum Parlamentar do BRICS ocorre na cidade russa de São Petersburgo de 11 a 12 de julho.