De acordo com informações do jornal The Washington Post, as fontes observam que nesta semana houve uma preocupação generalizada no governo de Joe Biden em relação ao momento do encontro entre o primeiro-ministro Modi e o presidente russo, Vladimir Putin.
O vice-secretário de Estado dos EUA, Kurt Campbell, conversou com o secretário de Relações Exteriores da Índia, Vinay Kwatra, no início do mês, na esperança de reagendar a viagem de Modi à Rússia, que coincidiu com a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Washington, dizem fontes.
Ainda conforme a reportagem, o governo Biden disse à Índia que o momento do encontro de Modi com Putin complicaria a "imagem" da cúpula.
No início desta semana, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, disse que os Estados Unidos deixaram claras suas preocupações sobre os laços da Índia com a Rússia.
Modi fez uma visita de Estado à Rússia entre a segunda-feira (8) e a terça (9), nesta que foi sua primeira viagem ao país eurasiático em cinco anos.