Panorama internacional

Mídia: Hamas e Israel concordam com quadro de negociação de governança provisória em Gaza

Israel e o Hamas chegaram a acordo sobre um quadro para a libertação de reféns e um acordo de trégua, segundo o The Washington Post, cuja chave foi a aceitação pelas partes de uma "governança provisória" em Gaza apoiada pela Autoridade Nacional Palestina.
Sputnik
"O obstáculo tem sido a transição para [a Fase 2], na qual o Hamas libertaria os soldados do sexo masculino que permanecem reféns e ambos os lados concordariam com um 'fim permanente das hostilidades' com 'uma retirada total das forças israelenses de Gaza'", escreveu o comentarista David Ignatius.
Segundo o artigo, um alto funcionário dos EUA teria afirmado que o quadro foi acordado e que as partes estão agora negociando os detalhes de como será implementado.
De acordo com Ignatius, um desenvolvimento-chave é que tanto Israel como o Hamas sinalizaram que aceitam um plano de "governança provisória" que começaria com a Fase 2, na qual nem o Hamas nem Israel governariam Gaza.
A segurança da região seria garantida por uma força treinada pelos Estados Unidos e apoiada por países árabes moderados. Essa nova força seria selecionada de um grupo de 2.500 apoiadores da Autoridade Palestina já avaliados por Israel.
Panorama internacional
Hamas acusa Israel de sabotar negociações de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O Hamas disse aos mediadores que está "preparado para ceder autoridade ao acordo de governança provisória", disse um responsável dos EUA ao The Washington Post.

O relatório afirma que as autoridades alertam que, embora o quadro já exista, um acordo final provavelmente não é iminente e levará tempo para negociar todos os detalhes.
O movimento islâmico Hamas assumiu violentamente o controle de Gaza ao partido secular Fatah em 2007 e os dois grupos palestinos permaneceram em desacordo desde então, sendo o Hamas o governante de fato na Faixa de Gaza.
Segundo a reportagem dos meios de comunicação norte-americanos, ambos os lados estão motivados para acabar com os combates e Israel quer preparar as suas forças para um possível confronto com o Irã e os seus aliados.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar