Panorama internacional

EUA e Coreia do Sul assinam acordo de 'dissuasão' da Coreia do Norte com armas nucleares americanas

Os dois países concordaram em lutar contra a possibilidade de ataques nucleares da Coreia do Norte com "missões" para as armas nucleares dos Estados Unidos na península coreana.
Sputnik
Joe Biden e Yoon Suk Yeol, presidentes dos EUA e da Coreia do Sul, assinaram uma diretriz sobre o estabelecimento de um sistema integrado de dissuasão alargada para a península coreana, a fim de combater supostas ameaças nucleares e militares da Coreia do Norte, comunicou na quinta-feira (11) o governo sul-coreano.
A diretriz formaliza a implantação de recursos nucleares dos Estados Unidos na península coreana e em seus arredores para dissuadir e responder a possíveis ataques nucleares de Pyongyang, disse Kim Tae-hyo, vice-assessor de Segurança Nacional de Yoon Suk Yeol, em uma coletiva de imprensa em Washington.
Panorama internacional
OTAN quer expandir parceria prática com Coreia do Sul na Ucrânia, diz aliança às vésperas de cúpula
"Isso significa que as armas nucleares dos EUA estão sendo especificamente designadas para missões na península coreana", de acordo com Kim Tae-hyo.
Anteriormente, Joe Biden e Yoon Suk Yeol emitiram uma declaração conjunta anunciando a assinatura de Diretrizes para Dissuasão Nuclear e Operações Nucleares na península coreana.
"Os presidentes reafirmaram seus compromissos na Declaração de Washington entre os Estados Unidos e a República da Coreia e destacaram que qualquer ataque nuclear da RPDC [República Popular Democrática da Coreia] contra a República da Coreia será respondido com uma resposta rápida, esmagadora e decisiva", disse o comunicado.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar