Panorama internacional

Cota-parte de países que estão abandonando o dólar supera 40%

A Sputnik dividiu os países do mundo em três categorias: aqueles que não estão efetuando a desdolarização, aqueles que estão tomando algumas medidas e os que promovem a desdolarização ativa.
Sputnik
Quase metade dos países do mundo, mais de 40%, já declarou um boicote ao dólar, em maior ou menor grau, segundo uma análise da Sputnik.
Todos os países podem ser divididos em três grupos. O primeiro, e maior, com 112 países, é composto por aqueles cujas autoridades financeiras não se manifestaram abertamente contra o dólar e não introduziram nenhuma medida restritiva. Essa lista inclui países onde o dólar é usado até mesmo como moeda oficial: por exemplo, o Panamá, Ilhas Marshall, Equador, El Salvador e alguns outros pequenos Estados.
O segundo grupo, de 31 países, é formado por aqueles que estão ativamente mudando para moedas nacionais com seus parceiros comerciais ou restringindo a circulação do dólar internamente por preocupação com a estabilidade financeira.
Por fim, o grupo restante, de 50 países, é formado por aqueles que se opõem abertamente ao dólar e exortam o resto do mundo a se unir para enfraquecer sua hegemonia.
Panorama internacional
Temores de desdolarização dos EUA 'estão sendo realizados a cada dia que passa', diz mídia
De acordo com a análise, desde o início de 2024, mais seis países escolheram o caminho da desdolarização.
Entre eles está o Zimbábue, que, para garantir a estabilidade econômica, anunciou em abril a transição para uma nova moeda nacional, chamada Zimbabwe Gold, ou ZiG. Um representante do Ministério da Economia das Maldivas comunicou igualmente há meses que está em negociações com a Índia e a China para converter pagamentos comerciais em moedas locais, de forma a evitar o pagamento de importações em dólares.
Burkina Faso, Nigéria, República do Congo e Sudão também estão apostando no aumento do uso de moedas nacionais no comércio. Mesmo na Argentina, o presidente Javier Milei, apesar de suas promessas de tornar o dólar dos EUA na moeda nacional do país sul-americano, disse posteriormente que a transição para a moeda americana não é um fim em si mesmo para o país, e segue realizando o comércio em moedas nacionais com o Brasil e a China.
O dólar continua sendo a principal moeda de reserva internacional. Os últimos dados do Fundo Monetário Internacional mostram que os países do mundo mantiveram 58,85% de suas reservas nessa moeda. Ao mesmo tempo, há dez anos, o valor era um pouco mais alto, em 63,04%.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar