Panorama internacional

Com déficit de eletricidade, ucranianos usam baterias de carros Tesla para abastecimento

Em uma pequena garagem nos arredores de Kiev, um grupo de mecânicos se debruçava sobre a carcaça de um velho Tesla destruído, retirando suas peças. Mas, em vez de tentar consertar o carro, os homens estavam ocupados extraindo sua bateria, esperando usá-la para abastecer empresas e residências locais, relata o Financial Times.
Sputnik
O trabalho desses mecânicos — que pode transformar um único Tesla descartado em uma dúzia de sistemas de baterias residenciais — é uma das inúmeras maneiras pelas quais as empresas ucranianas estão respondendo aos apagões regulares que o país enfrenta desde que a Rússia lançou uma série de ataques à sua rede elétrica no início deste ano.
As empresas, ressalta a mídia, foram forçadas a se adaptar. Em Kiev, geradores a diesel estacionados do lado de fora de lojas e cafés entram em ação assim que a energia acaba, e muitas famílias na capital conectam seus aparelhos a sistemas de bateria recarregável em casa.
O ucraniano Aleksandr Bentsa percebeu que tinha uma solução potencial em mãos. Durante anos, o empresário vinha comprando Teslas batidos em leilões de seguros nos EUA e importando-os para a Ucrânia, onde seus mecânicos restauravam e revendiam os carros.
Operação militar especial russa
Moscou atinge instalações da Ucrânia em resposta aos ataques à sua infraestrutura de energia
Quando os apagões mais severos começaram na primavera europeia, ele entendeu que havia um novo uso para seu ofício. Bentsa encontrou eletricistas capazes de fazer o trabalho perigoso de esculpir baterias Tesla recuperadas em múltiplos sistemas recarregáveis.

"Um Tesla antigo, incluindo o custo de entrega, custará quase US$ 10 mil [R$ 56,4 mil]. E você pode transformar isso em 12 baterias e também vender as peças", disse o ucraniano que batizou sua marca de Ukrainian Autonomous Systems.

Cada sistema assim produzido tem uma capacidade de 5 quilowatts-hora, o suficiente para fazer funcionar as luzes e equipamentos elétricos — mas não o aquecimento elétrico, que consome muita energia — em um apartamento normal de Kiev por dez horas.
Panorama internacional
Drone cai em refinaria de petróleo de Ilsky e deixa pelo menos 2 feridos na Rússia
Alguns ele vende sem margem para o Exército, mas a maioria de seus clientes são civis, escreve a mídia. A demanda foi de quase zero para as alturas nos últimos dois meses, e Bentsa espera que ela aumente conforme o inverno se aproxima.
"O que vemos agora é apenas um pedacinho do pedacinho. O que veremos no inverno será um problema muito grande", disse.

O pai de Bentsa foi um passo além do filho e conectou toda a sua casa nos subúrbios de Kiev diretamente a um Tesla estacionado no quintal. É um carro com capacidade de bateria de 100 kw/h. "Você pode manter uma casa inteira funcionando com isso por uma semana", disse Bentsa.

Antes do começo da operação, a Ucrânia podia produzir cerca de 55 gigawatts de eletricidade. Essa capacidade agora caiu abaixo de 20 GW, diz o Financial Times.
Moscou começou a bombardear com mais intensidade a rede elétrica da Ucrânia após seguidos ataques ucranianos a refinarias russas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar