O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participou neste sábado (27) da convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em São Paulo, que homologou a candidatura de Tabata Amaral (PSB-SP) para a prefeitura da capital paulista.
Acompanhado pela Sputnik Brasil, o evento ocorreu pela manhã, no ginásio da escola de samba Rosas de Ouro, na Zona Norte, e contou com a presença de integrantes do alto escalão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em discurso, Alckmin destacou que o Brasil hoje vive "uma política polarizada", que tem em um lado "quem acredita na democracia do voto" e do outro uma ditadura que visa "tirar o direito sagrado do eleitor votar".
Ele exaltou as ações de Tabata Amaral em prol da educação, com destaque ao projeto Pé de Meia, do governo federal, que concede incentivo financeiro e educacional a estudantes do ensino médio beneficiários do Bolsa Família.
"A Tabata foi a principal autora de um dos principais projetos do Brasil, que é o Pé de Meia, que o presidente Lula sancionou. Já são quase 3 milhões de jovens que tinham que abandonar o ensino médio para poder trabalhar, trazer um dinheirinho para casa e que agora vão ter o apoio, já estão tendo, do governo federal. Duzentos reais por mês e mil reais no fim do ano na poupança dele para ele terminar o ensino médio."
Alckmin também criticou o homeschooling, modalidade de educação na qual as crianças não vão à escola e os pais, ou outras pessoas, são responsáveis pelo ensino. Ele afirmou que essa modalidade foi criada no auge da segregação racial nos EUA, impulsionada por brancos que não desejavam que seus filhos estudassem junto com negros.
"Voltar a estudar em casa, não ir para a escola. Uma proposta racista criada nos Estados Unidos, quando a Suprema Corte disse que brancos e negros tinham que frequentar a mesma escola e alguns então disseram 'Meu filho não vai para escola'", disse Alckmin.
Ainda não há definição sobre quem vai ser o vice na chapa de Tabata Amaral. Inicialmente, estava previsto que o apresentador José Luiz Datena (PSDB-SP) compusesse a chapa, mas ele teve sua candidatura própria oficializada na sexta-feira (26).
Alckmin e os demais integrantes do alto escalão do governo que participaram da convenção devem embarcar ainda neste sábado em viagem oficial ao Irã para representar o Brasil na posse do novo presidente do país, Masoud Pezeshkian, no domingo (28).