"O Exército e a Marinha dos EUA iniciaram recentemente um teste de um sistema hipersônico convencional na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida", disse o oficial. "Este teste foi uma referência essencial no desenvolvimento da tecnologia hipersônica operacional."
Foram coletados dados essenciais sobre o desempenho do hardware e software, que vão servir de base ao progresso contínuo em direção a armas hipersônicas, acrescentou o oficial.
O Exército dos EUA havia programado conduzir no Caribe na semana passada um teste de arma hipersônica de longo alcance (LRHW, na sigla em inglês), desenvolvida pela Lockheed Martin, relata a mídia.
Recentemente, a Casa Branca anunciou que os Estados Unidos começariam o posicionamento episódico de "capacidades de fogo de longo alcance não nuclear" na Alemanha em 2026, que incluirá armas hipersônicas em desenvolvimento, com um alcance significativamente maior do que os atuais sistemas de mísseis terrestres dos EUA implantados na Europa.
No domingo (28), o presidente russo Vladimir Putin disse que a Rússia não estará mais vinculada por uma moratória sobre a implantação de meios e armas de médio e curto alcance se os Estados Unidos implantarem esses tipos de sistemas de mísseis na Alemanha.