Panorama internacional

Harris precisa reconstruir coalizão que levou Obama à presidência dos EUA, diz especialista

A vice-presidente e candidata à presidência dos EUA, Kamala Harris, deve recuperar a coalizão que ajudou o ex-presidente Barack Obama a vencer a eleição, disse a chefe do Centro de Estudos Norte-Americanos do Instituto Primakov de Economia Mundial e Relações Internacionais da Academia de Ciências da Rússia, Viktoria Zhuravleva.
Sputnik
De acordo com ela, essa será uma tarefa muito difícil, pois as pessoas já estão parcialmente acostumadas ao outro candidato presidencial, o ex-presidente dos EUA Donald Trump.

"Ela [Harris] tem uma tarefa muito difícil aqui, porque o que realmente precisa fazer é trazer de volta a coalizão de Obama. Aquela coalizão que levou Obama à Casa Branca, [...] que o ajudou a ser reeleito", comentou a especialista à Sputnik.

Ela indica que agora os afro-americanos e hispânicos já se acostumaram um pouco a Trump durante sua presidência e que alguns até estão prontos para votar nele.
Panorama internacional
'Perfure, baby, perfure': Trump promete mais uma vez tornar os EUA dominantes em energia
A analista acrescentou que Harris, com suas vantagens de idade, origem étnico-racial e de gênero, está geralmente mais próxima da base eleitoral do Partido Democrata do que o atual presidente dos EUA, Joe Biden.
Ela aponta que pesquisas mostram que o tipo de eleitorado que votou em Biden são cidadãos brancos mais velhos, que não estão muito preparados para votar em Harris.
A especialista enfatizou que toda a campanha de Harris provavelmente se desenvolverá em torno da ideia de que Trump é uma ameaça ao país, à sua integridade e, em geral, à democracia.
Panorama internacional
Kamala Harris se referiu a si mesma por engano como presidente dos Estados Unidos (VÍDEO)
Por sua vez, outra especialista do Centro de Estudos Norte-Americanos, Aleksandra Voitolovskaya, expressou a opinião de que, em muitos aspectos, o programa de campanha de Harris seria retirado do de Biden, sendo de caráter bastante populista e tendo o maior foco na esfera social.
"[O programa] tem a legalização do direito ao aborto, [...] a ampliação do sistema de seguros, [...] o perdão de dívidas médicas, o aumento do salário mínimo, a energia verde, [...] os benefícios para crianças, os gastos com medicamentos, esse é o tipo de foco, social, que vai permanecer."
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar