De acordo com o Global Times (GT), especialistas chineses do setor de softwares pediram que os EUA buscassem uma cooperação ganha-ganha com a China em vez de arcar com as perdas potenciais de desenvolvimento suprimindo empresas chinesas por meio da generalização do conceito de "segurança nacional".
O plano relatado reflete a crescente preocupação com o rápido desenvolvimento das indústrias chinesas e as claras tentativas de Washington de restringir a China por razões políticas, disse Li Yong, pesquisador sênior da Associação Chinesa de Comércio Internacional, ao GT na segunda-feira.
O avanço do desenvolvimento de veículos autônomos depende da cooperação global, pois o setor tem um ecossistema relativamente grande e altos custos de pesquisa e desenvolvimento. Se os EUA excluírem as empresas chinesas, a medida atrasaria a comercialização global de veículos autônomos, disse Zhang Xiang, secretário-geral da Associação Internacional de Engenharia de Veículos Inteligentes com sede na Região Administrativa Especial de Hong Kong.
O governo Biden planeja propor uma regra que proíba software chinês em veículos nos EUA com automação de Nível 3 e acima, e efetivamente proíba testes em estradas dos EUA de veículos autônomos produzidos por empresas chinesas, informou a Reuters no domingo (4).
Washington também planeja propor a proibição de veículos com módulos avançados de comunicação sem fio desenvolvidos pela China nas estradas dos EUA, e as montadoras e fornecedores precisariam verificar se nenhum de seus veículos conectados ou software avançado de veículos autônomos foi desenvolvido em uma "entidade estrangeira preocupante" como a China, de acordo com a apuração da Reuters.
Zhang disse ao GT na segunda-feira que os EUA e a China complementam os pontos fortes um do outro no setor, pois as empresas dos EUA podem obter tecnologias avançadas da China de forma rápida e econômica, enquanto as empresas chinesas conseguem expandir sua participação de mercado com lucros crescentes. Ele disse que as empresas chinesas estão alcançando os EUA em termos de desenvolvimento tecnológico de direção autônoma.
Esse último esforço dos EUA para proibir produtos chineses específicos ocorre menos de três meses após o governo Biden anunciar sua decisão de impor tarifas adicionais sobre veículos elétricos (VE) fabricados na China, o que Li disse que serve ao mesmo propósito de dificultar o desenvolvimento de Pequim.
Para Li, a iniciativa dos EUA em direção à "dissociação" do software chinês em veículos autônomos e conectados, onde a China detém vantagens competitivas, acabará tendo um efeito contrário no seu próprio desenvolvimento industrial.