Panorama internacional

Desfile cívico em São Paulo marca os 199 anos da independência da Bolívia (VÍDEOS)

Neste sábado (10), a Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), localizada no bairro de Santana, em São Paulo, é palco de evento em alusão aos 199 anos da independência da Bolívia.
Sputnik
O evento, gratuito e aberto ao público, teve início às 08h e segue até 22h, e conta com programação de tradições bolivianas na culinária, apresentações e outras culturas típicas.
A independência da Bolívia se deu em 6 de agosto de 1825 e marcou o fim do domínio espanhol na América Hispânica. O país, antes conhecido como Alto Peru, havia sido uma parte do Vice-Reino do Rio da Prata desde 1776.
Panorama internacional
Arce pede à Bolívia que fique alerta após golpe 'até consolidarmos nossos recursos naturais'
Simón Bolívar, conhecido como o libertador da América, foi o primeiro presidente da Bolívia e uma figura central na luta pela independência de várias nações sul-americanas.
As celebrações deste sábado incluem um ato cívico em comemoração à data histórica.
Durante o dia, o público poderá assistir a apresentações de 18 grupos folclóricos bolivianos, que representam a diversidade cultural dos nove departamentos do país. A programação também incluirá uma mostra da gastronomia boliviana, com mais de 100 variedades de pratos típicos.
O evento é organizado pela Associação Cultural Folclórica Boliviana no Brasil (ACFBB) e tem apoio das autoridades locais.
Notícias do Brasil
Atual prefeito, Ricardo Nunes lidera simulação de 2º turno em São Paulo, aponta Datafolha
Aos 31 anos, Juan Carlos Mamani é um boliviano que mora em São Paulo há oito anos e participa do evento anualmente. Mesmo com a previsão de chuva para este sábado, ele espera que o movimento seja bom.

"Todo ano venho aqui, mesmo se chove. A gente vem porque é importante para nós. É como sentir um pouco de casa", disse, em um português marcado pelo sotaque. Para ele, o evento é uma forma de manter vivas as tradições bolivianas, mesmo longe de seu país de origem.

Carlos Quispe, que mora na capital paulista há dois anos, é um vendedor de empanadas bolivianas. No primeiro ano em solo brasileiro, ele trabalhou na costura, mas decidiu investir na venda de alimentos. Sem falar português, Carlos se comunica apenas em espanhol e vê no evento uma oportunidade para fazer contatos e expandir seu negócio.
"Este evento é importante para nós, é onde posso mostrar as empanadas autênticas da Bolívia e conhecer mais pessoas," disse à Sputnik Brasil.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar