"A Gazprom está fornecendo gás para trânsito pelo território da Ucrânia nos volumes confirmados pelo lado ucraniano por meio da estação de medição de gás [GMS, na sigla em inglês] de Sudzha — 39,3 milhões de metros cúbicos no dia 11 de agosto", disse Kupriyanov aos repórteres.
Desde o início do ano, o bombeamento tem sido superior a 40 milhões de metros cúbicos por dia, na quarta-feira (7) caiu abaixo desse nível, para 39,4 milhões de metros cúbicos, na quinta-feira (8) para 37,3 milhões de metros cúbicos, na sexta-feira (9) aumentou para 38,5 milhões e no sábado para 39,6 milhões.
O acordo de trânsito entre a Gazprom e a Ucrânia estipula que o volume diário garantido de bombeamento de ambos os lados desde 2021 é de 109,6 milhões de metros cúbicos.
Na terça-feira (6) de manhã, as forças ucranianas cruzaram a fronteira russo-ucraniana e lançaram uma ofensiva na região de Kursk, capturando várias aldeias. O povoado de Sudzha está atualmente sendo disputado por forças russas e ucranianas. A rota de fornecimento via GMS de Sudzha é atualmente a única que efetua o trânsito de gás russo através da Ucrânia para a Europa.