"A Gazprom está fornecendo gás russo para trânsito pelo território da Ucrânia no volume confirmado pelo lado ucraniano. Neste dia 18 de agosto, são 42 milhões de metros cúbicos através da estação de medição de gás [GMS, na sigla em inglês] de Sudzha", disse o chefe do departamento de informações da empresa, Sergei Kupriyanov, aos repórteres.
Desde o início do ano, o bombeamento tem sido acima de 40 milhões de metros cúbicos por dia, mas, de 7 a 12 de agosto, ficou um pouco abaixo dessa marca. O máximo bombeado no ano de 2024 até agora é de 42,5 milhões de metros cúbicos.
O acordo de trânsito entre a Gazprom e a Ucrânia estipula que o volume diário garantido de bombeamento em ambas as direções desde 2021 é de 109,6 milhões de metros cúbicos.
No dia 6 de agosto, as forças ucranianas cruzaram a fronteira para a Rússia e lançaram uma ofensiva na região de Kursk, capturando vários povoados. Sudzha está atualmente sendo disputada por forças russas e ucranianas. A rota de fornecimento via GMS de Sudzha é atualmente a única rota para o trânsito de gás russo por gasoduto através da Ucrânia para a União Europeia (UE).