"Gostaria de destacar particularmente nossos planos conjuntos em relação à implementação do projeto Norte-Sul, que nos permitirá chegar à costa do oceano Índico e usar essas rotas para benefício mútuo, para interesse mútuo", disse Putin após conversas com o presidente azerbaijano Ilham Aliev.
A Rússia e o Azerbaijão também estão começando a construir petroleiros para transportar produtos petrolíferos, o que aumentará o fornecimento de energia para os mercados mundiais, acrescentou o presidente.
Vladimir Putin disse que havia discutido uma ampla gama de relações bilaterais entre Moscou e Baku com o presidente azerbaijano Ilham Aliev.
"Durante as negociações que ocorreram, discutimos em detalhes e de forma empresarial a mais ampla gama de questões de nossa cooperação", disse Putin após conversas com Aliev em Baku, acrescentando que eles também discutiram a agenda internacional e atenção especial foi dada ao aumento do comércio mútuo entre os países.
A declaração conjunta dos líderes da Rússia e do Azerbaijão após as negociações contém tarefas de grande escala para o desenvolvimento futuro das relações, disse o líder russo.
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, disse que havia discutido em detalhes com o presidente russo Vladimir Putin questões de relações comerciais e econômicas.
"Hoje, discutimos em detalhes uma ampla gama de relações interestatais [...]. Analisamos em detalhes questões relacionadas a relações comerciais e econômicas. O crescimento do volume de comércio negociado no ano passado e nos primeiros seis meses deste ano indica um grande potencial de cooperação", disse Aliev.
O presidente disse que eles também discutiram em detalhes a implementação do Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul, acrescentando que a possibilidade de transportar carga de 15 milhões de toneladas ou mais ao longo do corredor está sendo discutida.
Aliev expressou confiança de que a Rússia e o Azerbaijão vão continuar a coordenar atividades no setor de energia.
"Os documentos adotados hoje, incluindo, antes de tudo, a declaração conjunta dos presidentes, mais uma vez confirmam a natureza amigável e aliada de nossas relações [...]. Nossos países agem como aliados, como amigos, como parceiros próximos", acrescentou Aliev.
Além disso, o presidente azerbaijano disse que a estabilidade e a segurança de toda a região do Cáucaso do Sul dependem amplamente da cooperação próxima entre o Azerbaijão e a Rússia.