Notícias do Brasil

Pesquisa: para 81% dos brasileiros, fake news podem afetar significativamente o resultado eleitoral

Uma pesquisa do DataSenado, realizada entre os dias 5 e 28 de julho, apontou que com a proximidade das eleições municipais de 2024, a desinformação e a propagação de notícias falsas viraram alvo de preocupação entre os brasileiros.
Sputnik
Segundo o levantamento, para 81% dos brasileiros, as notícias falsas podem afetar "significativamente o resultado eleitoral".
A pesquisa, realizada pelo Senado Federal, aponta que 72% dos brasileiros já se depararam com notícias falsas nas redes sociais nos últimos seis meses e consideram "muito importante" controlar essas publicações para garantir uma competição justa.
Notícias do Brasil
PF vai investigar notícias falsas sobre ações de socorro ao Rio Grande do Sul nas redes sociais
O levantamento da Agência Senado abordou 21.808 brasileiros de todas as regiões do país.

De acordo com o estudo, "72% dos usuários de redes sociais — o que equivale a 67% da população com 16 anos ou mais — já viram notícias que desconfiam serem falsas nos últimos seis meses. Esse número revela o alcance da crescente desinformação às vésperas das eleições municipais de 2024, como destaca o coordenador da pesquisa DataSenado, José Henrique Varanda".

Quando perguntados qual seria o motivo para a disseminação das chamadas fake news, 31% acham que quem compartilha esse tipo de notícia quer mudar a opinião dos outros. Já outros 30% acreditam que as notícias falsas são compartilhadas por desconhecimento sobre sua veracidade.

Inquéritos fake news

O inquérito das fake news foi instaurado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ainda em 2019, por ordem do então presidente do tribunal, Dias Toffoli, em meio a uma escalada de ameaças aos ministros e ao próprio Judiciário.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar