A patrulha terrestre conjunta foi relançada na quinta-feira (22) no leste da zona da Operação Fonte de Paz, no nordeste sírio, envolvendo quatro veículos e 24 pessoas, disse o comunicado da pasta turca emitido nesta sexta-feira (23), segundo a Reuters.
O ministério não elaborou sobre os problemas de segurança que interromperam as operações de patrulha conjunta em outubro do ano passado, mas acrescentou que um total de 344 patrulhas conjuntas foram conduzidas na área desde 2019.
"Patrulhas terrestres conjuntas continuarão no futuro próximo para estabelecer estabilidade no nordeste da Síria, garantir a segurança das fronteiras da Turquia e demonstrar a cooperação turco-russa na luta contra o terrorismo", disse o Ministério da Defesa.
Em 2019, a Turquia e seus aliados sírios iniciaram operações militares no nordeste da Síria, apelidadas de Operação Primavera da Paz, com o objetivo de repelir as Forças Democráticas Sírias (FDS) lideradas pelos curdos.
Naquele ano, Ancara e Moscou concordaram em conduzir patrulhas conjuntas na região sob um acordo firmado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan e seu colega russo Vladimir Putin.