"O regime de Kiev, assim como o proibido Daesh, tem em seu arsenal variados esquemas de atividade terrorista: desde minar a infraestrutura civil e matar civis até o terrorismo nuclear", disse.
Ela enfatizou que agora as usinas nucleares de Zaporozhie e de Kursk são alvos de atos terroristas criminosos por parte das autoridades ucranianas.
A usina nuclear de Zaporozhie está localizada na margem esquerda do rio Dniepre, perto da cidade de Energodar, que agora faz parte da Rússia.
É a maior usina nuclear da Europa em termos de número de geradores e capacidade instalada. A usina tem seis unidades geradoras com capacidade de um gigawatt cada.
Por sua vez, a usina nuclear de Kursk se encontra perto da área atacada pelas Forças Armadas da Ucrânia na região de Kursk.
No dia 6 de agosto, as tropas ucranianas lançaram um ataque à região de Kursk, na Rússia. A ação marcou a agressão mais significativa da Ucrânia contra a Rússia desde fevereiro de 2022.
Comentando o ataque, o presidente russo Vladimir Putin disse que a Ucrânia havia realizado outra provocação em larga escala, atirando indiscriminadamente em alvos civis. O inimigo terá uma resposta adequada, acrescentou Putin.