Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, supervisionou no sábado (24) um teste de drones realizado pelo instituto de pesquisa de drones da Academia de Defesa Nacional da Coreia do Norte e ordenou o desenvolvimento ativo e o aumento da produção de vários tipos de drones, informou na segunda-feira (26) a KCNA.
A agência norte-coreana afirma que Kim Jong-un foi acompanhado no local por quadros sêniores do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia. O alto responsável então se familiarizou com os drones atualmente em desenvolvimento.
"Os drones com diferentes alcances foram projetados para atingir qualquer alvo inimigo em terra e mar. Os vários drones voaram por rotas diferentes predeterminadas, reconheceram com precisão os alvos especificados e os destruíram", escreveu a KCNA.
Kim Jong-un expressou satisfação com as características táticas e técnicas e os dados dos novos drones. Ainda, sublinhou que era necessário "aumentar a intensidade" dos testes de combate para colocar os drones em serviço o mais rápido possível.
Kim salientou que, com base na experiência de combate e nas tendências militares, o desenvolvimento de drones de vários tipos e o aprimoramento de suas características ocupam "uma parte importante na preparação para a guerra".
"Precisamos desenvolver ativamente e aumentar a produção não apenas de drones de reconhecimento estratégico e drones de ataque multiuso, mas também de vários drones kamikaze para unidades de infantaria tática e forças especiais", enfatizou o presidente.
Ele disse que, devido à localização geográfica da Coreia do Norte na península, o país deve desenvolver "incansavelmente" não apenas armas estratégicas subaquáticas, incluindo um torpedo nuclear, mas também drones de ataque kamikaze subaquáticos e introduzir ativamente a tecnologia de inteligência artificial. Kim Jong-un definiu tarefas para os designers e destacou maneiras de realizá-las.