Panorama internacional

ONU suspende atividades humanitárias em Gaza devido a outra ordem de evacuação

A Organização das Nações Unidas (ONU) precisou suspender suas atividades humanitárias na Faixa de Gaza após o governo de Israel emitir uma nova ordem de evacuação no território. O conflito que aflige a população de Gaza já deixou mais de 40 mil mortos, segundo dados das autoridades locais.
Sputnik
A nova ordem de evacuação emitida por Tel Aviv foi dirigida principalmente à área de Deir al-Balah. Tais ordens são geralmente transmitidas antes que as forças israelenses lancem ataques.
De acordo com um alto funcionário da ONU, que falou a vários meios de comunicação internacionais sob condição de anonimato, é "impossível" que as agências humanitárias da organização realizem o seu trabalho devido à agressão israelense.

"Nesta manhã falei com o meu conselheiro de segurança na área e perguntei: 'Há atividades nesta manhã?'. E ele disse: 'Não, impossível'", comentou a fonte.

"Isso se deve às ordens de evacuação de ontem, que afetam a área de Deir al-Balah, para onde realocamos a maior parte do nosso pessoal e das nossas atividades após a ordem de evacuação de Rafah há alguns meses", explicou.
"A nível prático, não podemos funcionar", disse a fonte, que lamenta que a guerra continue enquanto "as pessoas precisam de nós".
Panorama internacional
Reação aos EUA e a Israel no Oriente Médio: ocupação de Gaza fortaleceu luta do Eixo da Resistência?
Há poucos dias, o principal responsável humanitário da ONU na Faixa de Gaza, Muhannad Hadi, disse que as forças israelenses "estão forçando as famílias a fugir novamente, muitas vezes sob fogo cruzado e com os poucos pertences que podem transportar consigo em direção a regiões cada vez mais pequenas, superlotadas e inseguras".
Segundo ele, as sucessivas ordens de evacuação de Israel aos palestinos em toda a Faixa de Gaza acabaram deslocando cerca de 90% dos 2,3 milhões de habitantes desde o início da guerra, em outubro do ano passado.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar