O STF publicou a intimação contra Musk às 20h07 da quarta-feira (28) na própria rede social. O prazo estabelecido para a indicação de um representante legal do X no Brasil foi de 24 horas.
A rede social, entretanto, não só deixou de cumprir a ordem como publicou uma nota na noite desta quinta-feira (29), às 20h14, afirmando que espera a ordem do ministro Alexandre de Moraes para bloquear o X no Brasil e que não cumprirá "ordens ilegais".
O texto divulgado pelo X promete, ainda, publicar nos próximos dias "todas as exigências ilegais do ministro e todos os documentos judiciais relacionados, para fins de transparência".
O X anunciou o encerramento das operações do seu escritório no Brasil no último dia 17. O escritório funcionava no país desde 2012 e, atualmente, tinha cerca de 30 funcionários. A rede social diz que o serviço continuará disponível para a população.
De acordo com a conta oficial do X, a decisão aconteceu depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, "ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão [...]".
Moraes emitiu decisões em que mandava a rede social bloquear perfis que vinham publicando mensagens antidemocráticas ou de ódio contra autoridades. O X, no entanto, não cumpriu a ordem da Justiça.