"A propósito, 18 dos 36 líderes que convidamos já confirmaram sua participação", disse Ushakov aos repórteres.
Representantes de associações e líderes de países que se candidatam à filiação à organização ou cooperação foram convidados para a cúpula do BRICS em Kazan, disse o funcionário.
A Rússia considera o lançamento de formatos de interação uma conquista importante de sua presidência do BRICS, garantiu o assessor.
"A maioria dos eventos planejados foi implementada com sucesso. Mais de 60% do plano de ação foi implementado. Cerca de 140 eventos foram realizados. Esses eventos foram realizados em 13 cidades da Rússia e do exterior", disse Ushakov.
Turquia no BRICS
A Turquia solicitou oficialmente a adesão ao BRICS, informou a Bloomberg nesta segunda-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto.
Ancara espera que essa medida aumente sua influência global, bem como crie laços com aliados não ocidentais, informou a agência de notícias.
O BRICS foi estabelecido em 2009 como uma plataforma de cooperação para as maiores economias emergentes, unindo Brasil, Rússia, Índia e China. A África do Sul se juntou ao grupo em 2010.
A Rússia assumiu a presidência rotativa do bloco no dia 1º de janeiro deste ano. No mesmo dia, o BRICS expandiu sua filiação para incluir Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos.