Antes de responder a perguntas em um evento, Hochul afirmou que estava no telefone com um alto funcionário do Departamento de Estado, a pedido do secretário de Estado, Antony Blinken, para falar sobre a remoção de Huang Ping, relata a mídia.
Hochul disse, durante o telefonema, que ela "transmitiu seu desejo de que o cônsul-geral da República Popular da China na missão de Nova York seja expulso, e fui informada de que o cônsul-geral não está mais na missão".
O cônsul-geral foi expulso um dia após Linda Sun, uma ex-assessora de Hochul, ter sido acusada de agir secretamente como agente do governo chinês.
Linda Sun foi acusada na terça-feira (3) de ser uma agente em troca de milhões de dólares em indenização e presentes, incluindo refeições de pato gourmet, diz a mídia.
Sun e seu marido, Chris Hu, se declararam inocentes das acusações criminais perante a juíza Peggy Kuo, do Tribunal de Justiça dos EUA, no Brooklyn, após serem presos.
Hochul não foi acusada de nenhuma irregularidade. Seu gabinete demitiu Sun em março de 2023, depois de descobrir evidências de má conduta, e relatou as ações da ex-assessora imediatamente às autoridades. Seu gabinete também auxiliou a polícia durante todo o processo, disse um porta-voz da governadora.