Panorama internacional

BRICS é importante para conter ataque de Estados industriais ricos, diz premiê da Malásia no EFF

O BRICS é importante para fortalecer a cooperação entre os países do Sul Global e conter o ataque de Estados industriais ricos, disse o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, em uma entrevista à Sputnik.
Sputnik
Ibrahim também afirmou que o grupo é uma ferramenta importante para reduzir a dependência dos países em relação ao dólar.

"Bem, estamos muito gratos pelo fato de que o presidente [Vladimir] Putin nos convidou oficialmente para participar da reunião do BRICS em Kazan no mês que vem. Nossa política é, claro, fortalecer o Sul Global. O BRICS é um veículo muito importante para fortalecer esse tipo de colaboração entre os países do Sul Global. Não necessariamente em antagonismo, mas pelo menos para conter o ataque de outros países industrializados mais ricos e ser capaz de suportar a pressão e juntos construir a força", disse Anwar Ibrahim à margem do Fórum Econômico do Oriente (EFF, na sigla em inglês).

O Sul Global deve se organizar e se tornar mais forte para resistir à pressão, acrescentou o primeiro-ministro malásio.

"A questão de usar moedas locais, o que fizemos no passado com a China, com a Indonésia, até certo ponto com a Tailândia, estamos falando com a Índia. Ainda somos bastante dependentes do dólar, mas pelo menos para reduzir o impacto, precisamos fazer isso. E o BRICS é, claro, outro veículo para fazer isso", disse Anwar Ibrahim.

Ao mesmo tempo, o premiê afirmou que "nós também temos que nos organizar para sermos mais fortes, para sermos capazes de conter as pressões que não estão sob nosso controle. Então, para mim, essa é a sabedoria".
Panorama internacional
Ao ingressar no BRICS, Malásia quer diversificar seus esforços na diplomacia econômica, diz premiê
A autoridade também disse que a Rússia está lidando com as sanções melhor do que muitos observadores ocidentais pensavam.
"A experiência russa é um pouco diferente, porque vocês são mais fortes, maiores, e tem essa forte determinação e uma ótima história. De uma forma ou de outra, eles estão administrando as coisas melhor do que muitos observadores ocidentais pensavam. Isso é verdade. Nós olhamos para os números econômicos, olhamos para a produção agrícola, a nova tecnologia, olhamos para o sistema bancário", disse Anwar Ibrahim.
A Rússia atrai a atenção da Malásia a partir de seu crescimento do investimento e o desenvolvimento tecnológico, crescimento no comércio, na expansão da cooperação no setor de energia, na indústria, bem como em tecnologias digitais, disse Ibrahim.
"A Malásia está pronta para oferecer relações especiais à Rússia", disse o primeiro-ministro.
Panorama internacional
Fórum Econômico do Oriente sinaliza estratégia de longo prazo da Rússia de se voltar para o Oriente
O primeiro-ministro ainda lembrou que Kuala Lumpur não aderiu às sanções contra Moscou e não está entrando em confronto com nenhuma potência econômica.
"Nós nos concentramos nas zonas econômicas do país, e empresas russas são bem-vindas para cooperar", complementou Ibrahim.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar