Panorama internacional

Lavrov: regras não obrigam Turquia a abandonar OTAN para aderir ao BRICS

O BRICS não tem regras que proíbam os membros de determinadas organizações de manter relações com o grupo, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.
Sputnik
O comentário foi feito em uma entrevista à mídia russa RBC quando perguntado sobre as perspectivas de aproximação da Turquia ao BRICS, embora Ancara integre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e candidata à União Europeia (UE).

"Em relação à participação da OTAN e ao status de candidato à UE, que a Turquia tem há quase 70 anos, como disse recentemente uma autoridade turca, não há regras no BRICS que digam que os membros de determinadas organizações não podem ter relações com esta associação", disse o ministro nas margens do Fórum Econômico do Oriente.

Panorama internacional
Brasil é um dos países interessados em pôr um fim ao conflito na Ucrânia, diz Putin (VÍDEOS)
A OTAN não se manifestou sobre as aspirações da Turquia de se tornar membro do BRICS, ressaltou o chanceler, ao contrário da União Europeia, que afirmou que a entrada na UE é incompatível com a adesão ao BRICS.

"No que diz respeito à Turquia, os países da OTAN mantêm o silêncio. Os norte-americanos disseram, me parece, que isso é incompatível com a participação da OTAN. Um representante da Comissão Europeia foi muito mais franco. Ele disse que a Turquia deveria entender que a adesão à UE é incompatível com a adesão ao BRICS, e vice-versa. Os candidatos à UE devem aderir a uma política externa e de segurança comum", apontou.

Lavrov avaliou que essa reação negativa da UE prova claramente que a Turquia deverá se juntar às sanções contra a Rússia se quiser virar membro da UE.
No entanto, o ministro acredita que as intenções da liderança da Turquia de ingressar no BRICS são sérias, uma vez que as autoridades do país fizeram declarações oficiais.
Panorama internacional
Fala de Putin sobre o Brasil na mediação do conflito em Kiev evidencia 'força diplomática' do país
Ele acrescentou que o mais importante para os membros do BRICS e para os países que desenvolvem a cooperação com o bloco é compartilhar os valores da Carta da ONU.
Esses valores são a igualdade soberana dos Estados, a não interferência em seus assuntos internos, a solução pacífica de conflitos, o respeito à soberania e à integridade territorial de todos os Estados, enfatizou o ministro das Relações Exteriores da Rússia.

"Não precisamos dos valores do nazismo, das teorias e práticas do nazismo, da proibição da liberdade de expressão, dos idiomas, culturas e tradições nacionalistas, do fechamento de igrejas canônicas e outros", disse também o ministro.

Anteriormente, o assessor presidencial russo Yuri Ushakov confirmou que a Turquia havia se candidatado a membro pleno do BRICS e que o pedido está sendo analisado.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar