A Rota Marítima do Norte é uma alternativa mais curta a outras rotas que ligam a Europa e a Ásia. O assunto foi destacado durante a sessão "Rota do Mar do Norte e suas oportunidades logísticas" do Fórum Econômico do Oriente.
"Claro que esperamos desenvolver a Rota Marítima do Norte […]. Atualmente, há um grande interesse dos nossos parceiros do Oriente Médio", comentou Starovoit à margem do Fórum Econômico do Oriente que decorreu em Vladivostok, nesta semana.
O ministro acrescentou que a China já está implementando alguns projetos neste domínio.
Em outubro de 2023, a Rússia anunciou a chegada do primeiro navio pela rota. O navio saiu de Xangai e percorreu a costa norte russa antes de chegar a Baltiysk, na região de Kaliningrado, enclave russo às portas da União Europeia (UE). Seu destino final foi São Petersburgo.
Ao discursar na sessão plenária do fórum esta semana, o presidente Vladimir Putin sustentou que Moscou continuará a aumentar a capacidade dos seus portos na rota, a qual, no ano passado, ultrapassou as 40 milhões de toneladas.
O Fórum Econômico do Oriente foi realizado de 3 a 6 de setembro na cidade russa de Vladivostok, nas dependências da Universidade Federal do Extremo Oriente.