Segundo o dono da SpaceX, que constrói os foguetes espaciais reutilizáveis, este período é preciso para se encontrar com uma janela de lançamento.
Um simples lançamento para órbita pode ser realizado praticamente a qualquer momento. Mas se o momento for importante, ou se a espaçonave tiver como destino outro corpo celeste, seja natural ou artificial, o tempo de lançamento deve ser cuidadosamente calculado.
Se o lançamento de um foguete, por algum motivo, não ocorrer durante a janela de lançamento, teremos que esperar pelo próximo.
"A primeira Starship para Marte vai ser lançada daqui a dois anos. [...] Elas não vão ter tripulação para testar a confiabilidade do pouso em Marte. Se essas aterrissagens forem bem-sucedidas, os primeiros voos tripulados para Marte ocorrerão daqui a quatro anos", disse Musk.
O empresário acrescentou que a frequência dos voos começará a aumentar exponencialmente, sendo que o objetivo é criar uma cidade autossuficiente em outro planeta em cerca de 20 anos.
A SpaceX está construindo uma poderosa nave espacial Starship para futuras missões no espaço profundo. Até o momento, foram realizados quatro voos de teste, sendo que apenas o último, realizado no início de junho, foi concluído com sucesso.