Em suas redes sociais, o presidente publicou uma foto com Evaristo, reafirmando que o convite foi aceito pela deputada. A nomeação deve acontecer em breve, conforme a postagem de Lula.
Macaé Evaristo foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária de Educação no município de Belo Horizonte (2005 a 2012) e no estado de Minas Gerais (2015 a 2018).
"É com muita honra que aceitei, nesta segunda-feira, o convite do presidente Lula para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Nosso país tem grandes desafios e esse é um chamado de muita responsabilidade. Temos muito trabalho pela frente e sigo esperançosa, com o compromisso de uma vida na luta por direitos", escreveu Evaristo.
Ela também já atuou no governo federal durante a gestão de Dilma Rousseff, comandando em 2013 e 2014 a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, ligada ao Ministério da Educação.
O nome de Evaristo já era cotado para assumir a pasta, sendo a favorita da presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffman.
A deputada estadual chega para substituir o então ministro da pasta, Silvio Almeida, demitido na última sexta-feira (6) após acusações de assédio sexual. Uma das vítimas do ex-titular teria sido a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.