Panorama internacional

Roscosmos e NASA negociam acordo para continuar voos conjuntos para a Estação Espacial Internacional

A agência espacial russa, a Roscosmos, e a agência espacial norte-americana, NASA, estão trabalhando em um acordo para continuarem os voos dos dois países para a Estação Espacial Internacional (EEI) após 2025, declarou nesta quarta-feira (11) um porta-voz da representante estadunidense à Sputnik.
Sputnik

"Estamos trabalhando na continuação de voos recíprocos de astronautas americanos nas [naves] Soyuz e de cosmonautas [russos] em voos privados", disse o porta-voz da NASA.

Horas antes, o chefe da Roscosmos, Yuri Borisov, disse a jornalistas que esperava que a agência russa e a NASA pudessem acordar a continuação dos voos conjuntos.
As agências se comprometeram a trabalhar em conjunto para enviar tripulações à EEI até pelo menos 2025. Em fevereiro do ano passado, firmaram um acordo para a realização de um voo adicional de um cosmonauta russo à estação espacial.
Ciência e sociedade
NASA: Roscosmos continua a mostrar 'excelente suporte' para voos de tripulação integrados
Em julho de 2022, a Roscosmos e a NASA firmaram um acordo sobre voos para a EEI de cosmonautas russos nas naves Crew Dragon e astronautas estadunidenses nas Soyuz MS.

Voos turísticos

A partir de 2025, empresas russas vão oferecer voos espaciais comerciais à EEI, a bordo da espaçonave Soyuz. A inauguração do serviço deve ocorrer a partir do terceiro trimestre, no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
O tempo de viagem até a estação é de cerca de três horas, e o tempo de permanência será de dez dias. Cada espaçonave permite o transporte de três passageiros: dois turistas e um cosmonauta profissional.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar