Roscosmos aprova plano para criação de estação orbital russa até 2033
05:40 02.07.2024 (atualizado: 05:55 02.07.2024)
© SputnikNesta foto divulgada pela Agência Espacial Russa Roscosmos, o foguete transportador Soyuz-2.1b com um satélite meteorológico Meteor-M 2-4 e 18 cubesats russos e estrangeiros, é colocado na plataforma de lançamento antes de seu próximo lançamento em o cosmódromo Vostochny na região de Amur, Rússia, 26/02/2024
© Sputnik
Nos siga no
A empresa espacial estatal russa Roscosmos disse nesta terça-feira (2) que seu chefe, Yuri Borisov, aprovou o cronograma para a criação da Estação Orbital Russa (ROS) até 2033.
"Hoje, 2 de julho, o chefe da corporação estatal Roscosmos, Yuri Borisov, aprovou o cronograma geral para a criação da Estação Orbital Russa. O documento também foi assinado por 19 diretores-gerais de empresas da cooperação principal", diz o comunicado.
O cronograma inclui trabalhos de projeto e fabricação de módulos de estação, bem como a garantia de testes de voo de uma nave de transporte tripulado de nova geração, a criação de foguetes e infraestrutura terrestre, o trabalho de institutos científicos da indústria para apoiar o projeto, explicou a Roscosmos em comunicado.
"Hoje também foram assinados contratos governamentais para realizar trabalhos de desenvolvimento na criação do complexo espacial ROS e de um complexo espacial com uma nave de transporte tripulada e um veículo de lançamento de classe pesada Angara no cosmódromo de Vostochny", disse o comunicado.
A implantação do ROS vai começar com o lançamento de um módulo científico e energético em 2027, disse a corporação.