Notícias do Brasil

Ministério da Fazenda aumenta previsão de crescimento do PIB brasileiro de 2,5% para 3,2% em 2024

Dados do Ministério da Fazenda divulgados nesta sexta-feira (13) elevaram a expectativa de crescimento do produto interno bruto (PIB) para 3,2%. Também há aumento na expectativa de inflação no Brasil.
Sputnik
Com a mudança, o governo espera que a economia brasileira registre alta de 3,2%, ante 2,5% no relatório anterior. Além disso, o ministério elevou a expectativa de inflação no Brasil até o fim do ano, que saltou de 3,9% para 4,25%.
Conforme a Secretaria de Política Econômica da pasta, a melhoria do cenário no país ocorreu diante do crescimento de 1,4% do PIB no segundo trimestre, acima das expectativas anteriores. O número foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar disso, há expectativa de desaceleração no terceiro trimestre, com uma expansão de 0,6%. Já para 2025, o PIB deve crescer 2,5%, ante 2,6% previstos anteriormente. O motivo é a perspectiva de um novo ciclo de aumento das taxas de juros no Brasil.
Já com relação ao aumento da inflação, a justificativa da pasta são os impactos do valor do dólar e o aumento nos preços da energia elétrica, por conta da bandeira tarifária acionada em meio à estiagem prolongada.
Notícias do Brasil
Autonomia financeira do Banco Central: mais interferência econômica do mercado no Brasil?

Crescimento do PIB por setores

O relatório do Ministério da Fazenda trouxe a expectativa de alta do PIB por setores da economia: para a agropecuária, a expectativa é de queda de 1,9%. Já para a indústria, o crescimento esperado em 2024 é de 3,4%, enquanto o setor de serviços deve crescer 3,3%.
As enchentes históricas registradas no Rio Grande do Sul vão trazer um impacto negativo do PIB em 0,25%.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar