Segundo informações veiculadas no UOL, a agência contou com "o apoio da empresa americana CloudFare, utilizada por Elon Musk para driblar a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, que determinou o bloqueio do aplicativo".
A empresa de Elon Musk foi multada várias vezes por não retirar conteúdo nem bloquear perfis extremistas por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), além de ter retirado sua representação legal no Brasil. O valor somava R$ 18 bilhões.
Sem o cumprimento de decisões da Justiça, o ministro Alexandre de Moraes ordenou a suspensão do funcionamento da plataforma, que se tornou efetiva no dia 31 de agosto.
Desde então, o X não esteve disponível no Brasil, embora nesta quarta vários usuários tenham relatado ter conseguido acessar e publicar conteúdo.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que não recebeu nenhuma ordem judicial para liberar o acesso à rede social.
Já o STF atribuiu a anomalia a alguma instabilidade no bloqueio da plataforma e afirmou que está monitorando as informações sobre postagens feitas por alguns internautas.