O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou ao seu homólogo libanês, Abdallah Bou Habib, que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estuda implementar uma operação de grande escala para evacuar cidadãos brasileiros do Líbano caso a situação no país continue a escalar.
O anúncio foi dado em uma reunião entre os dois chanceleres, em Nova York, neste sábado (28), à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).
Segundo informou o portal Poder360, o encontro durou cerca de 40 minutos e teve como tema o conflito entre Israel e o grupo libanês Hezbollah e a recente intensificação dos ataques israelenses ao território do Líbano.
Vieira informou Habib sobre o trabalho da Embaixada do Brasil em Beirute na assistência prestada aos cidadãos brasileiros e a consulta feita pelo corpo diplomático aos que eventualmente venham precisar de apoio para deixar o país.
Ao todo, há 21 mil cidadãos brasileiros no Líbano. O governo brasileiro negocia rotas alternativas, através de fronteiras de países como a Síria e a Jordânia, para caso seja necessária a operação de evacuação.