Panorama internacional

Quem é Hashem Safieddine, o potencial próximo líder do Hezbollah?

No sábado (28), o movimento xiita libanês Hezbollah confirmou que seu líder, Hassan Nasrallah, foi morto em um ataque aéreo israelense em Beirute na última sexta-feira (27).
Sputnik
De acordo com várias mídias e especialistas, o mais provável sucessor de Hassan Nasrallah, recentemente assassinado por forças israelenses, é Hashem Safieddine.

O que se sabe sobre ele?

Hashem Safieddine lidera o Conselho Executivo do grupo, que coordena os assuntos políticos e as atividades civis do Hezbollah, incluindo comunicações, educação, saúde, economia e sindicatos.
Safieddine também faz parte do Conselho Jihad, que gerencia as operações militares do grupo.
Ele integra a estrutura do Hezbollah desde a fundação do grupo em 1982.

Primeiros anos e estudos

Safieddine, um primo materno de Nasrallah, nasceu em 1964 na cidade de Deir Qanoun En Nahr, no distrito de Tiro, no sul do Líbano.
Assim como Nasrallah, Safieddine é reconhecido como descendente do profeta Maomé, o que lhe concede o título honorífico de sayyed e o direito de usar um turbante preto.
Ele estudou teologia no Iraque e no Irã ao lado de Nasrallah, e foi convocado de volta a Beirute em 1994 para chefiar o Conselho Executivo.
Um filho de Safieddine é casado com Zeinab Soleimani, filha do falecido general iraniano Qassem Soleimani.
Panorama internacional
Israel diz ter eliminado comandante da unidade de segurança preventiva do Hezbollah no sábado

Declarações proeminentes

Safieddine apareceu abertamente em eventos políticos e religiosos, bem como em funerais de combatentes mortos do Hezbollah. Suas declarações públicas refletem o comprometimento do grupo libanês com a causa palestina.
"Nossa história, nossas armas e nossos foguetes estão com vocês. Tudo o que temos está com vocês", disse Safieddine em outubro de 2023 em Dahieh.

Safieddine ponderou sobre como o Hezbollah vê sua sucessão de liderança em um discurso de julho, dizendo: "Em nossa resistência [...] quando qualquer líder é martirizado, outro pega a bandeira e segue em frente com uma nova, certa e forte determinação."

Safieddine foi designado como o próximo líder do Hezbollah no caso de "os sionistas conseguirem assassinar Hassan Nasrallah" em uma reunião geral em 2008, informou o jornal iraniano Khoursid.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar