Panorama internacional

Presidente da Turquia sugere à ONU acionar resolução que permite uso da força para deter Israel

Em meio à intensificação dos ataques de Israel na região do Oriente Médio, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan , sugeriu nesta segunda-feira (30) à Organização das Nações Unidas (ONU) que se use a força prevista na resolução "Unidos pela Paz".
Sputnik
De acordo com a resolução, adotada em 1950, sempre que o Conselho de Segurança da ONU, devido à falta de unanimidade entre seus cinco membros permanentes, não puder agir conforme necessário para a manutenção da paz e da segurança internacionais, a Assembleia Geral considerará imediatamente o assunto e poderá fazer recomendações apropriadas aos membros da ONU para ação coletiva, incluindo o uso de força armada quando necessário.

"Se o Conselho de Segurança da ONU não demonstrar a vontade necessária, a autoridade da Assembleia Geral da ONU para recomendar o uso da força, como na resolução 'Unidos pela Paz', de 1950, deve ser ativada rapidamente", disse Erdogan em seu discurso à nação.

Panorama internacional
Israel inicia operações terrestres na fronteira do Líbano, dizem EUA
Mais cedo, as Forças de Defesa de Israel (FDI) iniciaram operações terrestres na fronteira com o Líbano. O Exército libanês se reposicionou para postos de observação, recuando cerca de 5 quilômetros. As FDI lançaram um aviso aos moradores do subúrbio ao sul de Beirute.
A princípio, a operação terrestre israelense será limitada em escopo e duração para atingir principalmente os depósitos de armas do movimento xiita libanês Hezbollah, declara o canal de televisão norte-americano NBC News.
A informação foi confirmada pelo porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, em declaração a jornalistas nesta segunda-feira (30). "Isso é o que eles nos informaram que estão conduzindo atualmente, operações limitadas visando à infraestrutura do Hezbollah perto da fronteira."
Além disso, aeronaves da Força Aérea israelense atacaram vários alvos no subúrbio ao sul de Beirute. "Aeronaves israelenses atingiram os bairros de Laylaki e Borj el-Barajneh […]. Provavelmente haverá outra série de ataques", informou um correspondente da Sputnik.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar