"As munições vagantes Kub demonstram alta eficácia para atingir o contingente do adversário devido às suas características técnicas e táticas. O drone kamikaze permite acertar nos alvos com alta precisão. A ogiva fabricada com uso de uma substância explosiva que é mais de uma vez e meia mais potente que TNT, carrega um grande número de fragmentos. Isso cria uma alta densidade de danos, o que praticamente anula os meios de proteção", diz o comunicado.
A produção de drones de ataque está em constante expansão, o que permitirá aumentar em várias vezes sua fabricação para as necessidades do Exército, observou a Rostec. Até a data, milhares de tais drones foram lançados e usados.
A munição vagante guiada Kub é um desenvolvimento do consórcio Kalashnikov, que faz parte da Rostec. O drone é destinado para eliminação do contingente, equipamento militar e radares do adversário. A produção desses drones está aumentando a cada ano. A modernização contínua é realizada em estreita cooperação com os soldados na zona da operação militar especial.
Kub pode atacar como um projétil guiado. Ele também é capaz de voar em torno de um determinado ponto – sozinho ou operando em um grupo desses drones. No momento necessário, sob comando, um veículo aéreo ou um grupo deles efetua o ataque.